terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Ovalunda do aviário (*)

Os passos titubeantes de um bebé amparado pelas pernas e pelas asas protectoras de uma mãe. Os passos saltitantes de uma criança também, despreocupada a percorrer a calçada enquanto oferece o seu sorriso ao sol.
Os passos medidos de adolescente que considera importante o estilo e o ritmo imposto ao caminhar. Passos acelerados quando se aprende o que implica crescer, o horário a cumprir e uma vida atarefada, sempre tão complicada pelo tempo que se esgota em questões insignificantes, de pormenor.

O lento passear de ancião desamparado pela vida que nos coloca de lado para abrir caminho a quem corre sem parar.

A ausência pouco notada no quotidiano desta calçada de todos quantos já esgotaram os passos disponíveis. Os vultos substituíveis no ajuntamento em hora de ponta, passos largos a caminho de outra calçada qualquer.

E eu sigo os contornos de uma mulher que passa, reluzente, pelo meio da praça, enquanto conto mentalmente os passos necessários para o ponto de intersecção.

O início de uma relação inesperada ou apenas mais um tropeção na passada, pouco importa na altura em que a pose observadora se rende à urgência de caminhar quem não perca pela demora.

A vida que estava a acontecer ainda agora.


(*) Ovalunda: Definição e Direitos de autor(a) AQUI.

12 comentários:

M disse...

E eu adorei este texto!
Muitíssimo bem escrito!

Ó Catdog!
O teu blog parece o Monopólio!
Ok, ok, não te chateies... lá vou eu para a prisão sem passar pela Casa Partida... :(
***

Artemisa disse...

E no Monopólio jogam quantos quiserem, e entram ou saem conforme lhes convém, Med :)
(acho eu, que já não jogo há muito tempo...)

Às vezes corremos sem sabermos para onde nem porquê...corremos porque vemos os que estão à nossa volta a acotovelarem-se impacientes, e não queremos perder o que quer que seja que os impele...quando se calhar o melhor é simplesmente apreciar a viagem :)

CatDog disse...

Não vais nada, pois eu sei que tens o cartão da caixa da comunidade que te livra. E podes sempre jogar os dados e ver se te sai um double... :)

Obrigado pelo agradável elogio rasgado que deixas como rasto da tua passagem pelo tabuleiro.

(És tu a jogar outra vez.)

CatDog disse...

Enjoy the ride é uma das expressões anglófonas que mais me seduzem.
Quando me imagino numa estação de comboios (a do Rossio não que está hipotecada) nunca sou o gajo sentado a suspirar a seca à espera do próximo mas sim o que corre que nem um danado para apanhar o que acabou de lhe fugir por um triz... :)
Ou seja, correr sim mas por um objectivo worth fighting for.
(Como um hotel na Rua Augusta ou assim...)

Olá!! disse...

Ovalunda??? Bem imaginado artemisa ;)))

Os "caminhares"... tanto nos diz o andar das pessoas...

CatDog disse...

O olhar é que nos diz tudo o que precisamos saber, Olá!!...

Artemisa disse...

As minhas exacerbações criativas por vezes dão em inventar palavras estranhas, Olá...embora normalmente sejam insultos :p
Obrigado :-)

Olhares dizem muito, às vezes mais do que queremos...mas acho que a forma como caminhamos também revela a nossa forma de estar no mundo:-)

Anónimo disse...

Sem dúvida que o caminhar importa. Aliás, partilho convosco (já que aqui somos só meia dúzia) que um dos segredos que os meus ascendentes machos me transmitiram (dentro das várias que se transmitem de geração em geração) é o de que uma das formas de perceber se uma mulher é "acelerada" na cama é precisamente pelo andar.
E bate certo, acreditem!

Olá!! disse...

Peço esclarecimentos sobre esse "tal" andar, para saber que "figurinhas" ando a fazer ;))))

Anónimo disse...

Desculpem-me se o comentário anterior soar atrevido ou assim, mas vinha a talhe de foice e não é paródia nem visa armar-me em chico-esperto.
Existe de facto uma relação entre a forma como as mulheres caminham e outros ritmos seus, tal como deve existir algum tipo de "sinal" para homens... Mas disso ninguém me falou.
:-)

CatDog disse...

Isso que me pedes, Olá!!, seria uma traição aos meus antepassados e à classe a que pertenço...
Mas dou-te só uma das mais óbvias: caminhar batendo com força com os saltos. Por norma, passos largos e bem assentes no chão estão associados a mulheres digamos... mais fogosas... :-)
Nos exemplos que tive o privilégio de comprovar verificou-se acertado o pressuposto.
E não vejas a coisa como "figurinhas", ninguém tem que se envergonhar do seu ritmo (ou do seu estilo) seja ele qual for.
;-)

Olá!! disse...

Aiii eu e os meus ténis ;))))
Catdog, estás a ver aqueles meninos que andam a abanar os ombros???? Pois... não te digo a relação que isso tem a ver com a performance na cama hihihi
Lindo Rumo que isto tomou, estamos quase a entrar na "scud" ;)))