segunda-feira, 10 de março de 2008

Barbearia Gonzaga

Ridículo na cadeira, observo pelo espelho quem passa lá fora enquanto finjo que escuto a conversa de taxista do homem da tesoura.
Uma morena e uma loura, por uns instantes, de uma ponta à outra de uma montra sempre pequena demais.
O homem da tesoura que recita os jornais desse dia, o Sporting que perdia e o Benfica que se deixou empatar. Mais um político a aldrabar e uma criança molestada, a tesoura tão afiada de raspão numa patilha e a aparadela distraída de uns centímetros a mais.
Desculpe que eu acerto já, num instante...

E as madeixas exageradas a choverem no chão, o rosto parvalhão naquele espelho, espelho meu há alguém mais ridículo do que eu nesta cadeira, outra loura passageira no reflexo, por detrás, e eu estico o pescoço sem querer com a vontade de a ver abaixo da cintura e o homem da tesoura, por azar, nela prendeu o olhar também.

O corte à mancebo e eu a ver se percebo como pode uma coisa destas acontecer. O pescoço a doer por debaixo do penso rápido, fique com o troco, e fujo dali, está tudo louco, em busca de um refúgio qualquer.


A vista pousada numa mulher que domina o horizonte do outro lado da rua, imagino-a toda nua.
Ridículo, na cadeira da esplanada, com a bica entornada, bem quente, parvalhão, no colo imprudente de um gajo em dia não.

7 comentários:

Olá!! disse...

Dia não????
Tiveste foi muita sorte, golpe pouco profundo, visões sobre visões, mente fértil... o pior foi a bica... estava muito quente???? ui

CatDog disse...

A escaldar, como se impõe.
Ui.

Artemisa disse...

Lol...há dias assim :-)
Não deixes que um raspão e um calorzinho te tirem a imaginação ;)
Bacci

CatDog disse...

É preciso mais do que isso, Artemisa, para me tirarem a imaginação.
Muiiito mais.
;-)

Grazie.

M disse...

Este texto está tão giro! :)
Será o solzinho quente? Acabou-se a melancolia?
Vá CatDog, não há mal que sempre dure, amanhã tens um dia sim!
***

(é da primavera: dia não, dia sim, dia não...)

CatDog disse...

A melancolia é um estado de espírito excelente para inspirar poesia e prosa, Medusasss, e por isso temos que saber cultivá-la.
Contudo, cristalizar num estado de espírito é receita certa para se esgotarem a paciência e a inspiração.
E eu até sou um autor versátil, não sou? :-)

M disse...

Claro que sim, mas gostava de mais textos como este! São os meus favoritos! :p
***